DEFINIÇÕES UTILIZADAS NO PENSAMENTO HOLOSSOMÁTICO DO INSITUTO EASSUMINDAS COMO VERDADES RELATIVAS DE PONTA:

Abaixo será listado as principais definições de pensamento holossomático (mater pensamento) em que se baseia o Instituto de Ensino Elementarium Consciência em Saúde para realização dos trabalhos de ensino na Saúde Integral individual e coletivo:

DEFINIÇÃO DE SAÚDE:

A definição de Saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que Saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de alterações e doenças”.

Já nesta definição fica extremamente claro que para ter Saúde não é necessário ter diagnosticado alterações ou doenças biológicas e mentais, basta apenas a impermanência do bem-estar físico, mental e social para ser excluído o indivíduo da Saúde. Conceito cada vez mais compreendido e vivenciado por toda sociedade.

Durante este processo de compreensão e entendimento vários grupos científicos e espiritualizados estão começando a inserir nesta definição de Saúde o Bem-Estar Espiritual como mais um item de avaliação e estudo com foco no paradigma da Multiexistencialidade e Multidimensionalidade para melhor compreensão da saúde. E estando experimentando uma vivência de consciência projetiva prolongada em um corpo de manifestação intrafísico mais rústico, ou seja, no Planeta Terra, tendo como densidade energética o materialismo, não poderíamos deixar de lado a avaliação da Saúde Financeira como forma da sustentabilidade material eleita até o presente momento (2018) neste Planeta, tornando de grande importância sua avaliação conjunta. Onde desajustes da vida financeira são até o presente momento, fontes de vários desconfortos em cada segmento da Saúde da pessoa e grupo que convive.

Levando desta forma 5 avaliações de bem-estar para analisar e definir a Saúde, chamada de Saúde Integral.

Definindo a Saúde Integral como sendo um bem-estar Físico, Mental, Social, Financeiro e Espiritual e não somente ausência de alterações e doenças.

Samuel Hahnemann (1755-1843) considerado o pai da Homeopatia e o maior pensador médico vitalista depois de Hipócrates define que Saúde como sendo um “estado de harmonia da mente e do corpo que tem como única e precípua finalidade favorecer instrumentos sadios para que o espírito possa livremente conquistar os elevados fins de sua existência”.

Com este conceito mais amplo de Saúde, agrega-se também um novo paradigma proposto pela Conscienciologia e outros grupos de estudo que é a Multidimensionalidade (a existência de várias multidimensões em um mesmo espaço de tempo), humildemente defino a Saúde como: “A Saúde é um estado natural harmônico de Paz e Bem-Estar que cada pessoa gera em si, com o próximo e com tudo que a rodeia. Estado permanente de Harmonia e Equilíbrio com o Mundo em que vive”. Elias Tamer Merhi Júnior.

Mahatma Gandhi (1869-1948) dizia que “A Saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos”.(Referência: Saúde Holossomática do Assistente – Assistenciologia – Enciclopédia da Conscienciologia).

1) Saúde Integral: Saúde Integral é a condição natural de um estado de equilíbrio dinâmico, ou a qualidade entre o organismo humano e o holopensene da pessoa, apresentando boa disposição e completo bem-estar físico, mental, social/emocional, financeiro e espiritual/parapsíquico e não somente ausência de alterações e doenças.O Estudo da Saúde Integral é direcionado para a avaliação e restabelecimento do corpo físico (soma) em adquirir o estado de bem-estar completo da saúde corporal; a avaliação e controle consciente da mente (Inteligência) para a manutenção da harmonia, equanimidade e paz, independente dos efeitos observados no corpo físico (Soma); a avaliação e adaptação saudável da pessoa na sociedade (Socin e Sociex) onde vive; a avaliação e reestabelecimento do estado de bem-estar financeiro da pessoa (conscin) em relação ao meio em que convive; e para o restabelecimento da conexão consciente e lúcida do estado energético do corpo físico, mental e social com a espiritualidade multidimensional e multiexistencial, com a finalidade da manutenção do despertar consciente do Ser perante o Universo e sua Origem, com trabalho assistencial universalista. Gerando desta forma, ações (pró-ação) conjuntas evolutivas, conscientemente lúcidas e harmônicas com o Mundo em que vive para melhoria do Universo em que está inserido.

2) Saúde Física: Saúde Física é a condição natural de um estado de equilíbrio dinâmico, ou a qualidade harmônica entre o organismo biológico e o holopensene da pessoa, apresentando boa disposição e completo bem-estar dos sistemas anatômicos, fisiológicos, bioquímicos, moleculares e frequênciais do corpo humano.O Estudo da Saúde Física é direcionado para a avaliação e restabelecimento do corpo físico (soma) em adquirir o estado de bem-estar completo da saúde corporal.

3) Saúde Mental: Saúde Mental é a condição natural de um estado de equilíbrio dinâmico, ou a qualidade entre o organismo humano e o holopensene, com boa disposição e completo estado de bem-estar da autopensenização, ou com ausência de doença de origem mental ou psíquica. O Estudo da Saúde Mental é direcionado para a avaliação e controle consciente da mente (Inteligência) para a manutenção da harmonia, equanimidade e paz, independente dos efeitos observados no corpo físico (Soma).

4) Saúde Social/Emocional: Saúde Emocional é a condição natural, estado de equilíbrio dinâmico ou a qualidade entre o organismo humano e o holopensene,com boa disposição e completo bem-estar emotivo ou ausência de doença com origem afetiva. O estudo da saúde social/emocional é direcionado para a avaliação e adaptação saudável da pessoa na sociedade (Socin e Sociex) onde vive.

5) Saúde Financeira: O estudo da Saúde Financeira é direcionado para a avaliação e reestabelecimento do estado de bem-estar financeiro da pessoa (conscin) em relação ao meio em que convive.

6) Saúde Espiritual/Parapsíquica: Saúde Parapsíquica é a condição natural, estado de equilíbrio dinâmico ou a qualidade entre o organismo humano e o holopensene, com boa disposição e completo estado de bem-estar quanto ao autoparapsiquismo.O Estudo da Saúde Espiritual/Parapsíquica é para o restabelecimento da conexão consciente e lúcida do estado energético do corpo físico, mental e social com a espiritualidade multidimensional e multiexistencial, com a finalidade da manutenção do despertar consciente do Ser perante o Universo e sua Origem, com trabalho assistencial universalista. Gerando desta forma, ações (pró-ação) conjuntas evolutivas, conscientemente lúcidas e harmônicas com o Mundo em que vive para melhoria do Universo em que está inserido.

7) Conscienciologia: É a ciência dedicada ao estudo da consciência de forma integral considerando todos os seus veículos de manifestação (holossoma), as múltiplas dimensões (multidimensionalidade), as múltiplas vidas (serialidade) e a evolução consciencial, baseada no paradigma consicencial. Também denominada autopesquisologia, egologia, pesquisa da autoconsciência, ciência da alma, ciência do espírito, espiritologia, pesquisa da consciência.

8) Consciência: O fenômeno da autoconsciência ocorre devido à existência real da consciência, sendo esta imperecível e sob todos os aspectos indestrutível. Para a Conscienciologia os seres humanos não são seus corpos físicos e sim consciências temporariamente ligadas à matéria por mecanismos ainda pouco entendidos. É a realidade muito maior e mais poderosa em confronto com as Energias Conscienciais (ECs). A consciência também pode ser denominada de ego, essência, individualidade, personalidade, sujeito, pessoa, self, ser, sujeito, dentre outros. Eu, você e todos os seres autoconscientes são consciências. Há consciências manifestando-se em dimensões não-físicas (extrafísicas) através de outros corpos mais sutis e sofisticados.

9) Evolução: A consciência não é somente indestrutível, ela tem tendência de inevitavelmente evoluir através da acumulação de experiências. Evoluímos servindo, na existência energossomática, neste Planeta.

10) Energia Consciencial (EC): É a energia utilizada pela consciência em suas manifestações pensênicas, expressando a vontade e intenção pessoal. À parte das Consciências, existe somente energia em diferentes formas, compondo toda a realidade física, inclusive os corpos materiais das consciências. Também conhecida com bioenergias, Chi, encanto pessoa, energia humana, energia psíquica, magnetismo animal.

11) Multiexistencialidade ou Serialidade: Sendo indestrutível e em função de sua necessidade de evoluir a consciência sobrevive à morte do corpo físico e eventualmente, através de mecanismos ainda não explicados, se liga à outro, nascendo novamente para a vida e dando continuidade a uma série de existências intrafísicas onde pode de se aprimorar continuamente. É a qualidade consciencial relacionada à autoconsciência quanto às múltiplas vidas entrosas através do tempo. Também chamada de consciência Multidimensional e Seriexalidade.

12) Multidimensionalidade: É a qualidade consciencial relacionada à percepção e vivência da realidade multidimensional onipresente.

13) Pensene: É a unidade básica de manifestação integrada e integral da consciência em qualquer dimensão e representa a união indissociável do pensamentoou idéia, do sentimento ou emoção e daenergia, atitude ou ação, sempre onipresentes.

14) Holossoma: É a reunião de todos os corpos ou veículos de manifestação utilizados pela consciência, que até o presente momento se conhecem 4 veículos de manifestação, que são:

1- Soma: O Corpo Humano. Soma humano é a substância física ou estrutura material de cada homem, mulher e criança, que compõe a ponta mais rústica de nosso Holossoma. Já foi chamado de corpo animal, corpo biológico, corpo denso, corpo físico. Sendo a principal estrutura que controla o soma é o cérebro e no meio deste uma glândula importante para esta ligação entre os corpos é a Glândula Pineal. O Soma é o veículo de manifestação mais rústico da conscin.

2- Energosssomaou Holocracra: Corpo Energético. É um invólucro vibratório, energético, luminoso, vaporoso e provisório que coexiste estruturalmente e circunvolve o corpo humano, estreitamente ligado à circulação de energias, ao cordão de prata e aos chacras. Agente energético intermediário entre o psicossoma e o corpo humano. É o conjunto de energias conscienciais que une o corpo emocional (Psicossoma) e o corpo humano (Soma). (Livro: Nossa Evolução, p.17.Editora Editares).
Energossoma é o veículo que sai com mais facilidade da coincidência dos Veículos de Manifestação da Consciência. Não atua como veículo separado, individual, para a manifestação da consciência, ou seja, não é instrumento de lucidez da consciência, não somos capazes de ter projeções lúcidas de holochacra/Energossoma.

3- Psicossoma: O Corpo das Emoções. É o corpo emocional com que nos manifestamos na maioria de nossas projeções conscientes ou inconscientes na dimensão extrafísica (Nossa Evolução, p. 16). Também conhecido por corpo astral, corpo emocional, períspirito, corpo dos desejos (Tibetanos), corpo espiritual, corpo fluídico, duplo astral, modelo morfogenético, kha (Egito) e outros. Embora todos o tenham e usem, poucos apresentam autoconsciência quanto à sua existência poruqe não conseguem controla-lo corretamente e tampouco conseguem utilizá-lo com lucidez e desenvoltura fora do corpo humano (durante as projeções).

4- Mentalsoma: Corpo Mental e das Idéias. É o veículo de manifestação da dimensão mental, que se insere no paracérebro do psicossoma. É o paracorpo do discernimento da consciência. Não apresenta forma definida sendo muitas vezes caracterizado por bola de luz ou consciência puntiforme. As projeções através deste veículo ainda são raras, mesmo entre os projetores mais veteranos, em função do predomínio da emocionalidade, da instintividade e impulsividade nas manifestações da maioria das consciências. O equilíbrio desta situação, permitindo uma predisposição maior às projeções mentais, em geral só é alcançado a partir dos 40 ou 50 anos de idade.

15) Cordão de Prata: É o laço semi-material, que mantém o psicossoma ligado ao corpo humano. Ele é composto pelo energossoma, formando-se a partir da descoincidência (projeção), ao modo de quando se pisa sobre um chiclete.

16) Cordão de Ouro: É o suposto elemento energético que mantém o mentalsoma ligado à paracabeça, ou mais propriamente, ao paracérebro do psicossoma. Funciona ao modo de ligação tipo controle remoto. Atua durante as projeções de mentalsoma, sendo a chave de acesso à dimensão mental, própria do mentalsoma.

17) Estado vibracional ou EV: É a aplicação técnica da movimentação intensa de energias por todo o Holochacra objetivando auto-defesa, para-assepsia, expansão das parapercepções e a assistência interconsciencial. Também conhecida como aceleração bioenergética, auto-energização, ativação holochacral, despertamento bioenergético, lucidez bioenergética, minidesafio da Conscienciologia.

18) Coincidência Holossomática ou Coincidência dos Veículos de Manifestação: É a condição entrosamento, coexistência, interpenetração, interdependência e interrelação do mentalsoma, psicossoma, energossoma e soma possibilitado a consciência experimentar o estado de vigília física ordinária ou sintonia máxima com a dimensão intrafísica.

19) Descoincidência Holossomática ou Desalinhamento holossomática: É o desalinhamento ou saúde de qualquer veículo de manifestação da condição de coincidência.

20) Projeção Consciente: É a descoincidência total lúcida de um ou mais veículos de manifestação da consciência. Também chamado de desdobramento, OBE (Out ofBody Experience), Viagem astral, autoconscientização multidimensional.

21) Projetabilidade Lúcida ou Projeção Lúcida (PL): É a faculdade consciencial na qual assenta a Projeciologia e permite à conscin, neste Planeta, sair para Multidimensionalidade. É a qualidade consciencialparafisiológica relacionada à capacidade da consciência projetar-se com lucidez para fora dos seus veículos de manifestação mais densos transferindo-se temporariamente para os veículos mais sutis. Também denominada de capacidade projetiva, projetabilidadeconsciencial.

22) Conscinsou Seres Humanos: São consciências na condição intrafísica. É o cidadão ou cidadã da Socin. Também chamados encarnado, personalidade humana, ressomado, ser vivo, vivente. Dividem-se em 2 tipos; 1- Os dominadores, com lucidez, das Energias Conscienciais (ECs), mais raros; 2- Quem ainda não as dominam por completo as Energias Consciênciais (ECs) e quem tem incompleta ou nenhuma lucidez, a maioria.

23) Consciex: É o neologismo acronímico formado a partir consciência extrafísica caracterizando a personalidade quando não dispõe de veículo consciencialintrafísico (soma) próprio, manifestando-se através de parte do holossoma, incluindo o mentalsoma, o psicossoma e podendo ou não estar com o holochacra (Energossoma), dependendo de sua condição extrafísica; o cidadão ou cidadã da Sociex. Também denominado de Desencarnado; Dessomado.

24) Socinou Sociedade Intrafísica: É o neologismo acronímico formado a partir de sociedade intrafísica para caracterizar a condição dimensional do agrupamento de conscins. Também denominado Sociedade Humana, Sociedade Terrestre.

25) Sociex ou Sociedade Extrafísica: É a designação para os agrupamentos sociais formados por consciexes.

26) Somaticidade ou Existência Intrafísica: Mera projeção energética mais prolongada, porém sempre efêmera, da consciex, ou consciência extrafísica.

27) Dessoma: É o descarte ou desativação de um veículo de manifestação.

São 2 as desativações somáticas:

– 1ª Dessoma: É a dessoma do corpo biológico (Soma), natural e inevitável. É também conhecida como projeção final, ou monotanatose.

– 2ª Dessoma: É a dessoma do corpo energético (energossoma/holochacral), incluindo a retirada dos resquícios do cordão de prata, restando à consciência o psicossoma e o mentalsoma, veículos mais permanentes do holossoma. É também conhecida como bitanatose.

– 3ª Dessoma: É a dessoma do corpo emocional (Psicossoma). Representa o fim do ciclo multiexistencial, do vai e vem de mortes e renascimentos – ressomas e dessomas, que é em última instância, o objetivo inevitável de todas as consciências. É também conhecida como tritanatose.

28) Cosmoética: É a especialidade da Conscienciologia dedicada ao estudo da ética ou moral cósmica, multidimensional, além da moral social intrafísica. Também denominada de Código de ética dos serenões, ética avançada, ética muldimensional, moral cósmica, ética, lei do retorno, lei cármica, justiça universal, exemplarismo assistencial, autoincorruptibilidade.

29) Universalismo: É a orientação filosófica evolutiva fundamentada na presença de leis universais para coordenar o desenvolvimento das consciências, as interações energéticas e a integração de ambas com a dinâmica do Cosmos (Universo). Também denominado Filosofia da conscienciologia, holofilosofia, cosmopolitismo, tentência unificadora, ecletismo, ecumenismo.

30) Autoexperimentação: É ter a experiência e vivenciar o que foi proposto para tirar as próprias conclusões e verdades. O cientista é o próprio laboratório de pesquisa.

31) Saúde: É o estado saudável do soma, com suas funções fisiológicas regulares e sem estorvos de qualquer espécie.

32) Sincronicidade: É a qualidade das manifestações sincrônicas, ou ao mesmo tempo, de eventos conscienciais ou energéticos evidenciando o princípio de interligação multidimensional e complexa de tudo no Cosmos. Também denimidado de homocronicidade, isocronicidade, simultaneidade, tautocronicidade.

33) Sincronicidade Multidimensional: É o conjunto de fatos e parafatos, idéias, acontecimentos pequenos ou grandes, aparentemente irrelevantes ou de grande representatividade, apresentados à consciência experimentadora como efeitosda conexão ou interrelação entre tudo no cosmos, ultrapassando os limites da cronêmia (tempo) e proxêmica (espaço), proporcionando o entendimento da realidade multiexistencial da consciência e as realidades interativas.

34) Parapsiquismo: É a tendência evolutiva da consciência extrapolar as limitações somáticas ou neuropsíquicas para alcançar maior discernimento perante a realidade multidimensional através do uso consciente das potencialidades dos outros veículos de manifestação e maior domínio bioenergético. Também denominado parapercepção, percepção extrafísica, intercâmbio multidimensional, extrafisicalidade, lucidez interdimensional, maxiinteratividade, teática lúcida da descoincidênciaholossomática.

35) Fisiologia Somáticaou Biofisiologia ou Fisiologia Intrafísica: É o campo da biologia voltado ao estudo das funções orgânicas e dos processos vitais dos órgãos dos seres vivos.

36) Parafisiologia ou Fisiologia dos veículos energéticos: É a especialidade da Conscienciologia dedicada ao estudo das funções e processos do psicossoma, holochacra e mentalsoma, veículos de manifestação da consciência mais sutis se comparados ao soma. Os principais subcampos da Parafisiologia são a Parafenomenologia, a Parapercepciologia, a Cosmoconscienciologia e a Para-regeneração. A Parabiologia, a Paraclínica e a Paracirurgia e suas especialidades também têm relação estreita com a Parafisiologia. Também estando intimamente relacionada às demais subespecialidades da Holossomática. Segundo a Serenologia, o domínio completo da Parafisiologia do holochacra e psicossoma só é alcançado pelos serenões.

37) Anatomia SomáticaouBioAnatomia ou Anatomia Intrafísica: Especialidade da Medicina que estuda a forma e a estrutura dos diferentes elementos constituintes do corpo humano, ou seja, estudo da anatomia do veículo intrafísico da consciência (soma).

38) Paranatomia: Subcampo da Holossomática, é a especialidade da Conscienciologia dedicada ao estudo da anatomia dos veículos extrafísicos da consciência: holochacra, psicossoma e mentalsoma.

39) Paraterapia: É a terapia extrafísica realizada através do parapsiquismo e recursos da paratecnologia. Também chamada de Terapia transcendente, consciencioterapia, terapia multidimensional. O termo paraterapia é neologismo técnico da Consciencioterapia.

40) Consciencioterapia: Subcampo da Experimentologia, é a especialidade da Conscienciolgoia dedicada ao estudo, profilaxia, tratamento, mitigação e remissão de distúrbios da consciência através de recursos e técnicas derivados da abordagem da consciência de forma integral, holossomática, multidimensional e multisserial, em suas patologias e parapatologias.

41) Fenômenos Parapsíquicos como Origem da Religião: Estabelecida e proposta como hipótese pelo escritor e pesquisador escocês Andrew Lang (1844-1912) (LANG, Andrew. The makingofreligion) e reativada pelo Ex-Frei e Doutrinador da Igreja Católica Marcelo Luz, hoje atual professor da Conscienciologia.